Beleza sem retoques
- Blog ViverNu
- 4 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
O reinado do Photoshop, popular programa para edição de fotos, já chegou ao fim faz algum tempo. Se ele não acabou (ainda), já perdeu muito da sua força e prestígio. As mulheres, as principais “vítimas” dos retoques, disseram “BASTA”, perderam o receio de exibir seu corpo com “imperfeições” e hoje, empoderadas, exibem sua beleza real.
Celulite, estrias, culote, aqueles quilinhos a mais, nada disso mais importa para muitas mulheres. Elas finalmente compreenderam que a verdadeira beleza está na sua essência e não são estes detalhes na sua anatomia que fazem a sua personalidade.
Este movimento começou, em parte, com a produção de fotógrafos profissionais. Uns famosos, outros não, os profissionais da fotografia estimularam pra que as mulheres se mostrassem como realmente são. Daí nasceram lindas ideias, que já revelaram mulheres lindíssimas que até pouco tempo não se enquadrariam nos padrões estéticos da sociedade.
Entre esses tantos projetos, particularmente sou fã de dois. Era de três, mas um infelizmente chegou ao fim. Hoje, bato palmas para o ElaCrua e Apartamento 302.
Segundo consta no site do ElaCrua, “o projeto começou com a ideia de fotografar o nu feminino na sua essência, trazendo os elementos que a própria mulher tem, retratar a essência de um dos seres mais enigmáticos e únicos do planeta. Iniciado em Agosto de 2013 o projeto surgiu de uma discussão com uma amiga de essência tangível, uma mulher forte e cheia de enigmas e nessa grande troca de ideias me perguntou “Por que não Crua?”, isso foi um insight enorme e o nome usado hoje no projeto saiu na hora “ElaCrua””.
Já o Apartamento 302, de Jorge Bispo, reúne mulheres reais, anônimas, e suas histórias de vida. O projeto já virou livro, programa de TV no Canal Brasil e segue encantando pela sua beleza e simplicidade. As “modelos” são fotografadas no apartamento de Bispo, tendo como cenário somente uma parede branca. As fotos, em Preto e Branco, dão um tom especial aos ensaios.




















Comentários