Márcia Mística: 30 anos de naturismo
- Blog ViverNu
- 9 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Márcia Mística é um dos referenciais quando o assunto é naturismo no Brasil. A carioca, de 50 anos, há vários anos é a responsável pelo perfil Voz Naturista no Instagram. Com mais de 10 mil seguidores, Márcia compartilha seus momentos em locais naturistas e também pensamentos a cerca do movimento.
Ela reúne várias mulheres em uma só. É técnica de enfermagem , atriz e, mais recentemente produtora de cinema. Com mais de 30 anos frequentando ambientes oficiais (e “39 anos por aí “), Márcia é a nossa primeira convidada do espaço Mulheres Naturistas.
Em entrevista por whatspp, encaminhei 10 perguntas, as quais compartilho as respostas abaixo:
COMO INICIOU NO NATURISMO? Ao acaso por um desconforto de um biquíni apertado aos 11 anos. Nadando bem para longe da família tradicional .
JÁ FOI ALVO DE CRÍTICAS OU COMENTÁRIOS “MALDOSOS” POR ADMITIR SER NATURISTA? Muitas vezes. Mas não dou importância. Rebato e consigo o meu merecido respeito.
A MULHER ENFRENTA MAIS RESISTÊNCIA NO NATURISMO? Sim. Pois o machismo que ainda impera se acha dono do corpo feminino. E até outras mulheres veem a nudez da mulher como algo que denigre a sua imagem.
JÁ PASSOU POR ALGUMA SITUAÇÃO INCÔMODA EM UM LOCAL NATURISTA OFICIAL? Sim. Assédio no olhar de homens e assédio verbal de um casal .
QUAL O COMPORTAMENTO QUE CONSIDERA INACEITÁVEL? Assédio e vulgaridade. Atividades sexuais em ambientes públicos onde obriguem as outras pessoas a compartilhar uma intimidade que não deseja.
COMO AVALIA O NATURISTA BRASILEIRO? Precisando evoluir muito. Faltam lugares oficiais para a prática em hotéis e spas. Pouca infraestrutura para o turismo. Um nicho sem proveito econômico por puro preconceito . Além de muitos problemas com comportamentos anti-sociais por parte de pessoas que vêm com outros objetivos que não estão inseridos na prática naturista.
ENTRE TODAS AS ESTRUTURAS QUE JÁ VISITOU, QUAL A MELHOR? Grupos fechados de forma geral nos traz um público melhor e com um ambiente mais família. Há filtros. Nas praias por serem públicas fica mais difícil contratar. Mas temos também muitas pessoas bacanas por lá.
EXISTE ALGUM LUGAR QUE NÃO RECOMENDARIA? Grupos não federados cuja não exista nenhuma referência nem indicação de nenhuma pessoa praticante de entidade oficiais .
NA SUA OPINIÃO, POR QUE ALGUMAS PESSOAS AINDA ASSOCIAM NATURISMO A SAFADEZA? Por causa de gente sem noção que teima e insiste em tentar inserir práticas sexuais dentro das praias oficiais . Também por ignorância ou interesse em pesquisar e ler sobre o assunto.
QUAL DICA DARIA PARA QUEM ESTÁ INICIANDO? Antes de ir a um grupo fechado que não conheça ou frequentar grupos de whatsap procure saber mais sobre as pessoas que organizaram. Não vá a praias oficiais em dias ou horários não recomendados pelas associações locais .








Comentários